Feliz Páscoa!
- pelegrincecilia
- 10 de mar. de 2022
- 5 min de leitura
Autora: Cecília Pelegrini- Colaboração: Márcia Ferrucci e Regina Camilli. (inspirada no texto A fantástica fábrica de chocolate, de Roald Dahl)
Cenário: Painel de uma fábrica de doces: funil, vasilha grande, canaletas, etc. Doces espalhados pelo cenário e ao lado esquerdo do palco um ovo gigante de Páscoa. Uma placa central, com o nome: FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE.
Personagens: Willy Ronca, o menino Charlie, 3 Lupa Lupas e uma família de Coelhos: Pai (Sr. Coelhaldo), Mãe (Sra. Coelhona) e a filhinha Coelhinda.
[Em cena os Lupa Lupas estão trabalhando nas máquinas.]
[Willy Ronca entra chamando: - Lupa Lupas, [boceja, inclina a cabeça para um dos lados, fecha os olhos e começa a dormir e roncar e logo depois acorda e continua a chamar]: - Lupa Lupaaaaaaaas.
[Os Lupa Lupas se agitarão, farão sons e gestos engraçados que darão impressão de obediência.]
WILLY RONCA: - Reúna todos os meus empregados Lupa Lupas e capturem todos os coelhos da Páscoa que vocês encontrarem, porque as crianças e até os adultos gostam deles, só falam no Coelhinho da Páscoa. [Dorme e ronca, mas logo acorda e volta a dar as ordens] - Dizem que eles são símbolo da alegria, da união. De agora em diante ninguém mais precisará deles, minha Fantástica Fábrica de Chocolate fará os ovos mais deliciosos do mundo e nada de fazer ninho e esperar o coelhinho. Vou mandar cada ovo pelo correio e chegará só uma semana depois do domingo de Páscoa. [Gargalha, dorme, ronca e logo acorda e volta a falar]. - Nada de almoço em família na Páscoa, nada de amor, bondade, celebrar a vida, nada, nada, nada! [Começa a sair, olha para trás, grita e depois sai de cena]: - Vão pegar os coelhos...
Os Lupa Lupas ficam agitados, fazem gestos engraçados, trombam entre si e saem correndo pela plateia, cada qual por um lado.
COELHINDA: - [entra pelo lado esquerdo do palco cantando animada, trazendo uma cestinha contendo 1 ovo de Páscoa]: - Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim: 1 ovo, 2 ovos, 3 ovos assim (bis). [Olha o interior da fábrica, tira um papel da cesta e confere o endereço]: - Sim, sim é esse mesmo o endereço Fantástica Fábrica de Chocolate. [Vê os doces]: - Quanta gostosura! Estou adiantada com a entrega desse ovo, então acho que não tem problema dar uma paradinha para comer um docinho [pega um doce para comer.]
WILLY RONCA [entra pelo lado direito e ao ver a coelha fala baixo para a plateia]: - Ora, ora, ora, se não é uma coelhinha da Páscoa! [Vai sorrateiramente e agarra a coelha que grita. Ela é arrastada pelo Willy [na saída ele pára, dorme, ronca, mas logo acorda com os pedidos de socorro da coelhinha e sai pelo lado direito levando-a.]
CHARLIE [entra em cena pelo lado esquerdo] chamando: - Willy Ronca! Willy Ronca! [procura pela fábrica]: - Nossa, onde será que o senhor Willy Ronca está? Eu ouvi pedidos de socorro! Vocês viram alguma coisa crianças [fala com a plateia]? [Faz gestos exagerados de indignação]: - O quê? [Ele vê os Lupa Lupas no corredor central]. Lupa Lupas, o que as crianças me contaram é verdade?
[Sons e gestos afirmativos engraçados dos Lupa Lupas.]
CHARLIE [desce na plateia e finge que estará conversando com os Lupa Lupas.
COELHALDO e COELHONA [entram desesperados pelo lado esquerdo chamando pela filha]: - Coelhinda, Coelhinda.
COELHONA [aflita]: - Vocês viram uma coelhinha, toda branquinha, vestindo um macacão vermelho, blusa branca e laçarotes na cabeça? [dá a descrição da roupa da filha para a plateia] ...
COELHALDO: - Ela é muito simpática, inocente, faz amizade com todo mundo...
COELHONA [chorando]: - As pegadas dela terminam aqui [mostra no chão]. Eu avisei que era para fazer entregas perto da nossa toca, mas ela me desobedeceu.
COELHALDO: - Se ela entrou nessa fábrica de chocolate deve estar nas mãos do malvado Willy Ronca!
[Charlie e os Lupa Lupas conversam numa fala e gestos que ninguém entende.]
COELHONA: - Querido, veja o menino Charlie, ele pode saber de alguma coisa!
COELHALDO [nervoso]: - Sim, sim! Diga menino Charlie, você sabe de alguma coisa? E você Lupa Lupas, empregados daquele Willy Ronca, viram nossa filhinha?
[Eles vão juntos dos pais da Coelhinha. Os Lupa Lupas fazem gestos engraçados confirmando.]
CHARLIE [sem jeito]: - Não sei o que aconteceu de fato, mas essas crianças [mostra a plateia] e os Lupa Lupas me contaram que o senhor Willy Ronca pegou uma coelha.
COELHALDO e COELHONA [desesperados]: - É a Coelhinda!
COELHONA: - Ele vai maltratá-la! É o fim da nossa filhinha!
COELHALDO: - Tenha fé querida! Não vamos desistir, o bem vencerá!
COELHONA [chorando]: - Mas por que ele fez isso? Por quê?
WILLY RONCA [entra trazendo a coelhinha]: - Ora por quê? Porque vocês coelhos vivem em família, todos se ajudam, alegram as pessoas na Páscoa!
COELHONA: - Claro, nossa missão é levar o ovo que é o símbolo da vida!
CHARLIE: - A Páscoa é a festa mais importante porque celebramos a Vida que vence a morte.
COELHANDO e COELHONA: - O bem que vence o mal.
COELHONA: - O senhor perguntou para a Coelhinda porquê ela estava aqui na sua Fábrica?
WILLY RONCA: - Não, claro que não!
COELHONA: - Mas deveria...
WILLY RONCA: - O que você veio fazer aqui Coelhinda?
COELHINDA: - Eu vim trazer o seu ovo de Páscoa [mostra o ovo dentro da cestinha.]
WILLY RONCA [desconsertado]: - Ahn?! Você veio trazer um ovo de Páscoa pra mim? Mas... Mas eu nunca recebi um ovo em toda a minha vida... Que emoção...
CHARLIE: - Mais um motivo para o senhor deixar os coelhos da Páscoa em Paz. Mesmo o senhor fazendo o mal, eles estão dando ao senhor a chance de uma vida nova para fazer o bem.
WILLY RONCA: - Vida nova? Fazer o bem? Mas estou velho para isso.
COELHALDO: - Nunca é tarde para ajudar, fazer o bem...
COELHONA: - Nunca é tarde para amar senhor Willy.
COELHINDA: - Vamos lá senhor Willy, aceite este ovo de Páscoa e a oportunidade maravilhosa de amar e de ser amado. Ele é o símbolo da vida. O símbolo da ressurreição, da vida nova [ela entrega o ovo para Willy e lhe dá um abraço bem apertado. Ele fica todo desconcertado e demonstra muito alegria].
WILLY RONCA: - Mas não é que vocês são fofinhos mesmo? [pergunta para a plateia]: - Levanta a mão e responda: Quem gosta do Coelhinho da Páscoa?
WILLY RONCA, CHARLIE e OS LUPA LUPAS [de mãos levantadas]: - Eu!
[Os Lupa Lupas continuam de mãos levantadas, gritando. Quando percebem que todos estão olhando, param de gritar, sorriem e abaixam a mão.]
WILLY RONCA: - Então vamos celebrar a vida! Vamos celebrar a ressurreição!
TODOS: - Feliz Páscoa! Tchau!




Comentários